top of page

Tratamento de Água - Água de Caldeiras

Em um sistema de geração e distribuição de vapor, os problemas de incrustação e corrosão devem ser minimizados para que se obtenha eficiência, confiabilidade e o máximo período de vida dos equipamentos.

Incrustação e Depósitos

Com a evaporação, a água da caldeira sofre um processo de concentração das impurezas introduzidas pela água de reposição. Os sólidos dissolvidos são elevados a um nível em que a solubilidade de certos compostos é excedida, causando a precipitação dos mesmos. Quando não se utiliza tratamento químico da água da caldeira, esta precipitação ocorre diretamente sobre a superfície de seus tubos, da caldeira formando incrustações que, por sua vez, formam uma barreira isolante no lado da água e reduzem a transferência de calor. Com o passar do tempo, os depósitos se tornam espessos, sendo necessária uma maior quantidade de calor para manter uma determinada produção de vapor. Toma-se, então, necessário um aumento no consumo de combustível para manter a produção de vapor inicial. A temperatura dos tubos da caldeira também se eleva podendo causar a fusão e a ruptura do metal.

Corrosão

O metal da caldeira pode sofrer corrosão por pH baixo e por ataque pelo oxigênio dissolvido na água. A correção do pH é feita através de um álcali. Já a remoção do oxigênio acontece desaerando-se a água e alimentando-se na seção pré-caldeira um sequestrante de oxigênio, que pode ser a base de sulfito de sódio ou hidrazina.

Benefícios do Tratamento

A Linha de produtos Kalywater para tratamento da água de caldeiras tem por objetivo propiciar os seguintes benefícios:

  • Economia de combustível através de uma melhor taxa de transferência de calor obtida pela adequada prevenção do processo de formação de depósitos e incrustações;

  • Aumento da vida útil da caldeira obtida pela eliminação da necessidade de re-tubulações graças ao perfeito controle sobre a corrosão normalmente presente nestes equipamentos;

  • Diminuição dos custos operacionais pela não necessidade de eventuais paradas para limpezas mecânicas e ou químicas;

  • Produção de um vapor de melhor qualidade resultante da eliminação do arraste químico de água da caldeira;

  • Maior segurança para a equipe de operadores devido a maior integridade do equipamento;

  • Eliminação do risco de paradas não programadas da caldeira;

  • Maior produtividade para o sistema gerador de vapor, obtida pela integração sinérgica de todos os benefícios anteriormente listados.

bottom of page